O Corpo está Presente!

"A artista está presente", Performance de Marina Abramovic.

Pensar-tensionar as relações entre Literatura, Corpo e Escrita  na sala de aula é uma tarefa bastante árdua porém não menos sensível. Essa equação, por vezes, torna-se um rigoroso desafio aos professores que preocupam-se em fazer destes conceitos um campo vivo e vibrátil de passagem, fluxo, sensações, ideias, criticidade e criatividade em suas aulas. 
Como professora de Produção Textual da Educação Básica (Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano) e de Literatura (Ensino Médio), elaborarei neste espaço virtual reflexões que se delineiam no infinito destes espaços escolares, e partilharei de experiências em sala, visando incitar questões e indagações muito além de buscar formular respostas. 
Pretendo assim deitar raízes nas inquietações que se desdobram no que tange ao Ensino de Literatura na Educação Básica, de modo a encorajar o professor a mirar sobre suas próprias práticas, pensá-las, questioná-las, aprofundando seus questionamentos, e considerando firmemente a recusa de muitos alunos pela leitura - e em maior ou menor escala, pela leitura literária.
Para tanto, farei-me valer dos PCN de Língua Portuguesa do III e IV Ciclos do Ensino Fundamental especificamente ao tópico "Produção de Textos Escritos"; bem como dos PCN de Literatura no Ensino Médio. 
Sobremaneira, pensarei os conceitos Literatura, Corpo, Escrita à luz dos filósofos contemporâneos Deleuze e Derrida que se debruçaram de modo intenso, profundo, orgânico e vital, sobre os conceitos inerentes à Literatura e o Corpo. Por fim, através da Filosofia, pensarei também a Experiência como um Acontecimento empírico imprescindível para a construção da imaginação e criatividade literária bem como do que chamarei aqui de um Corpo Presente! em sala de aula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário