Pensar Literatura



Este espaço apresenta-se como um esboço inicial de discussões sobre o papel da literatura em sala de aula. É tentando diversificar as estratégias de abordagem do texto literário em sala para contribuir de forma efetiva na transformação do aluno em leitor crítico, que estas reflexões vão se corporificando. Neste nascedouro investigativo algumas questões começam a delinear-se: Que estratégias utilizar para que os conceitos literários tornem-se práticas dinâmicas e vivas no contexto escolar? Como ampliar as reflexões sobre literatura e leitura? Como estreitar a relação entre o leitor e o texto literário em sala de aula?: Vamos pensar! O desafio está lançado!

Um comentário:

  1. Observamos nesse mundo atual, que os alunos estão sendo depositados nas escolas e os responsáveis cada vez menos se envolvendo em seu desenvolvimento como um todo.

    Temos como professores, a missão de mudar essa situação, fazer algo que supere as expectativas, mas sem ausentar o que cabe à família. Se um aluno se salvar, já valerá à pena o esforço e dedicação, mesmo porque muitas vezes lançamos a semente e outro colega colherá os frutos.

    A seleção é feita a todo momento, pela vida. As escolhas nos são apresentadas o tempo todo. Cabe a cada um tomar o rumo escolhido e seguir.

    “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” Charles Darwin

    Os mais aptos...eis o segredo!

    ResponderExcluir